top of page

Consultório Médico

O exemplo de projeto que irei deixar aqui deverá servir para consultares e retirares ideias para elaborares  o teu  projeto para o módulo de Gestão de Base de Dados - Access este trabalho irá ser sobre um Consultório Médico e irá ter  cinco grandes componentes Tabelas; Relações; Consultas; Formulários e Relatórios

Consultório
Médico

Tabelas

Tabelas

As tabelas são o primeiro passo a desenvolver após a elaboração do esquema relacional de um projeto e o seu planeamento é de fundamental importância, pois a escolha do tipo de dados, assim como as suas características irá facilitar quando forem desenvolver o projeto.

Tabela Paciente

Nome - Texto Breve (50)

Genero - Texto Breve (1)

CC - Texto Breve (13)

Email - Hiperligação pois isso dá a oportunidade de enviar email para o paciente.

Morada - Texto Breve (100)

CodPostal - Texto Breve (8)

Localidade - Texto Breve (15)

​

Após definirmos a tabela podemos preenche-la eu no meu caso inseri 100 pacientes como podem observar pela imagem abaixo.

Tabela Especialidade

Designacao - Texto Breve (30)

PrecoConsulta - Moeda pois estamos a falar de dinheiro, neste caso o preço de consulta.

Informacao - Texto Longo pois é uma descrição da especialidade onde podem estar mais do que 255 caracteres.

​

Tabela Medico

Nome - Texto Breve (30)

Genero - Texto Breve (1)

CC - Texto Breve (13)

Foto - Objeto OLE 

Telefone - Texto Breve (9) o número de telefone não serve para fazer contas deve ser tratado como text.

Email - Hiperligação pois isso dá a oportunidade de enviar email para o médico.

Morada - Texto Breve (100)

CodEspecialidade - Numero (No tamanho do campo está número inteiro longo pois é através deste campo que vamos saber a especialidade do médico) este campo é uma chave externa.

​

As tabelas Marcação e PlanoAtendimento não tem nada de especial na sua estrutura a HoraInicio e HoraFim foram definidas como números pois as consultas tem um início previsto a uma hora certa e um fim após uma hora. Caso contrário teria que definir esses campos como Data/Hora. Os campos CodPaciente; CodMedico são chaves externas logo como vão ligar a números inteiros longos tem que ser desse tipo. Chegou a hora de preencher as tabela, a tabela Pacientes já está com 100 pacientes.

Neste momento tenho as tabelas cheias com dados na Especialidade 45 entradas, na tabela médicos tenho inseridos 14 médicos e na tabela Marcação simuleii 5139 entradas, representando as consultas desde o início do consultório até àúltima marcação que foi prevista para 11/05/2017.

OBSERVAÇÃO

​

Em todas as tabelas houve cuidado em especificar as propriedades de cada campo. O Tamanho de campo é fundamental nos campos de texto. A Máscara de introdução deve ser utilizada em campos como CodPostal ou CC. Há ainda propriedades como Valor predefinido; Regra de validação; Texto de Validação que são úteis quando queremos que o utilizador final da nossa base de dados insira dados coerentes. Por exemplo no campo Genero só podemos aceitar M ou F (Regra de Validação: "M" Ou "F") devemos também ter cuidado com o Texto de Validação.

Caso o utilizador final se engane deve visualizar uma mensagem como "Por favor, introduza M (Masculino) ou F (Feminino)."  percebendo desta forma o seu erro. Há ainda outras situações que podem e devem ser resolvidas nesta zona. Imaginando que um stand de automóveis só compra/vende 5 marcas de carro podemos facilitar a vida ao utilizador final fazendo:

Relações

Relacoes

Sem relações não existem base de dados devendo as suas opções pensadas cuidadosamente no meu caso garanti a integridade referencial em todas as ligações.

Erros comuns

Alguns dos erros que acontecem quando vamos fazer ligações e impor integridade referencial são:

Quando surge esta mensagem o mais provável .é teres as tabelas abertas, a solução é fechares as tabelas.

Consultas

Consultas

As consultas que elaborares servem para transformar os dados em informação. Por exemplo responder a questões como: Quantas consultas deu um médico neste mês? Quanto dinheiro foi feito no ano?

​

Para elaborares consultas deves usar Criar -> Estrutura da Consulta

Vai ser acrescentado em breve

Formulários

Formulários

Os formulários servem para o utilizador da base de dados ver os dados/informação no ecrã do computador. Para elaborares os formulários deves usar as tabelas previamente criadas assim como as consultas. Para fazeres formulários aconselho a usares o assistente de formulários. Escolheres uma tabela e seleccionar todos os campos e elaborares um formulário organizado em colunas.

Deves fazer isso para todas tabela, mas deves ter em atenção pois há tabelas que não são muito claras devendo por isso ser usados campos de outras tabelas. Exemplificando as tabelas ao início vão ficar assim:

Os dois formulários acima estão "errados" deveriam ter por exemplo o nome do médico, o nome do paciente, a especialidade (por exemplo), ou seja, devemos usar a informação de várias tabelas/consultas para fazer estes formulários. E a seguir devemos formatar estes formulários; acrescentar logótipos, botões de comando, acrescentar imagens entre outros....

Relatorios

Relatórios

Os relatórios servem para o utilizador da base de dados ver os dados/informação numa folha impressa. Para elaborares os relatórios deves usar as tabelas previamente criadas assim como as consultas.

bottom of page